domingo, 17 de fevereiro de 2008

A Universidade

“Não caia na tentação de aceitar limites confortáveis. Não aceite levar uma vida medíocre”.

Dizem que o período universitário é o melhor dentre todos ao longo da vida. Concordo plenamente e acredito que seja também uma ótima oportunidade para desenvolvimento do potencial humano.

A universidade nada mais é do que um local para que cada ser humano descubra suas forças e fraquezas. Dessa maneira, esse é um período de reflexões baseadas em erros e acertos cometidos no dia-a-dia.

Acredito que a pessoa que, ao longo da universidade, se limita a assistir às aulas, fazer os trabalhos e as provas, está perdendo uma excelente oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.

Durante todo o período universitário, sempre procurei ir além, buscar atividades que complementassem a teoria apresentada pelos professores durante as aulas. Isso demandava tempo e esforço, mas posso garantir que valeu a pena.

Tive a oportunidade de trabalhar com diversas pessoas, aprender muito na prática com os mais experientes e contribuir para o desenvolvimento da Universidade em que estudei. Algumas das atividades extras que desenvolvi ao longo do período universitário:

- Iniciação Científica (Motivação Intrínseca - Taylor)

- Monitoria do Laboratório de Língua Inglesa Schlumberger

- Première Empreendimentos: Guia da Cidade, Kit Bixo, Brindes.

- Iniciação Científica – Bolsa FAPEMIG (Análise Estratégica de Empresas – Marketing)

- Première – Excelência em Empreendedorismo: Cursos de Empreendedorismo, Seminários de Empreendedorismo (SEMPRE), Consultoria RHER, Concurso de Plano de Negócios.

- AIESEC – Fundação, Traineeship.

Através das atividades extracurriculares que desenvolvi ao longo do período universitário, tive a oportunidade de errar, acertar, ser derrotado e vencer! Foram inúmeras experiências de fracassos e sucessos, que garantiram meu desenvolvimento humano e profissional.

Além disso, essas atividades extras foram meu diferencial em diversas etapas dos processos seletivos, assunto que trataremos posteriormente.

Aproveite o período universitário para desenvolver projetos, testar suas habilidades, criar sua rede de relacionamentos e desenvolver seu potencial. Os recém formados geralmente reclamam que são rejeitados em empresas devido à falta de experiência profissional. Discordo plenamente desse tipo de argumento, pois temos a oportunidade de desenvolvimento profissional ao longo da universidade.

Tudo depende da motivação de cada um a buscar projetos que tenham afinidade. As empresas juniores são excelentes oportunidades que muitos estudantes desperdiçam ao longo da universidade. Porém, esta não é a única oportunidade. Busque a diversidade, procure avaliar todas as opções de atividades extracurriculares oferecidas por sua universidade.

E lembre-se: não se acomode! Se a universidade não possui projetos que você se interesse, crie, empreenda! Enquanto universitário, você possui portas abertas para o desenvolvimento de negócios e projetos, contando com a ajuda e consultoria de seus professores. Se você possuí uma idéia de negócio, empreenda, coloque-a em prática!

A dica é: se esforce além do necessário e sempre busque um diferencial. Procure conversar com professores a respeito de idéias, seja curioso, procure projetos que estejam alinhados com seu perfil e interesse, seja empreendedor. Crie oportunidade, inove, estabeleça redes de contatos e, principalmente, nunca desanime diante de um obstáculo: esse é o principal segredo dos empreendedores de sucesso! Eu me lembro de uma frase dita por um empreendedor brasileiro de sucesso: “A diferença entre o sucesso e o fracasso está em uma tentativa a mais”.

Nenhum comentário: