domingo, 17 de fevereiro de 2008

Escolhendo a Empresa

“Faça escolhas ao invés de ser escolhido”.
Escolher uma empresa para realizar seu estágio é um assunto de extrema importância. Como o próprio nome diz, o “estágio” é um período de sua vida profissional de extrema relevância. É durante esse período que você vai poder colocar em prática toda a teoria apresentada pelos professores.

A empresa que você irá realizar seu estágio pode ser decisiva para o fracasso ou sucesso desse estágio de sua vida profissional. Trabalhar em uma empresa que não valorize as atitudes e iniciativas dos estagiários, provavelmente será um péssimo local para a realização dessa transição da vida acadêmica para a vida profissional.

Eu me recordo claramente da época em que precisávamos buscar uma empresa para realizar o estágio de conclusão de curso: foi uma época muito turbulenta! Talvez pela preocupação exacerbada que sempre foi apresentada pela "Turma Butantã" ao longo de todo o período universitário.

Todos estavam preocupados com o fato de nossa universidade estar localizada no interior de Minas Gerais, e estarmos procurando um estágio na capital do estado de São Paulo. O preconceito existia, posso afirmar isso com convicção. Mas esse preconceito vai sendo quebrado aos poucos, à medida que excelentes profissionais da UNIFEI (ex-EFEI) se destacam no mercado.

Diante da preocupação e insegurança de toda a turma, foi aberta a "Temporada de Caça a Vagas de Estágio". Gastamos uma boa quantidade de horas a procura de vagas, preenchendo formulários de inscrição, enviando e-mails e telefonando para nossos contatos profissionais. Eu me lembro que fiz uma lista das empresas para qual havia enviado meu currículo: ao todo, foram mais de 80 empresas! Isso mesmo, mais de 80 empresas da cidade de São Paulo receberam meu currículo ao final do ano de 2005.

Isso mostrou claramente a falta de orientação que tivemos, além da falta de auto-conhecimento.

Esquecemos de nossos sonhos, que eram claros durante todo o curso de graduação. A garota que queria ser uma excelente profissional da área de Finanças havia se candidatado a vaga de estagiária de Recursos Humanos de uma multinacional. O amigo que queria trabalhar na área de Marketing Estratégico havia de candidatado a área de Sistemas de Informações de uma empresa de informática.

Os sonhos individuais foram distorcidos em função do status, benefícios e sensação de segurança oferecidos por empresas de grande porte e multinacionais. Essas decisões tomadas cegamente tiveram reflexos ao longo do período de estágio de diversos amigos, incluindo o meu próprio estágio.

Ao final do ano de 2005, eu havia sido selecionado para a última fase de alguns processos seletivos. Porém, um deles se destacava entre os demais: eu havia sido selecionado entre 16.000 candidatos a vaga de estágio na área de Gestão Econômica de uma multinacional francesa da área química. Essa processo seletivo durou 6 meses, contou com 7 etapas e foi o mais estressante de toda a minha vida profissional.

Sendo assim, quando tive a notícia de que havia sido selecionado prontamente me apresentei na empresa e assinei o contrato. Estava muito feliz, assim como toda minha família, amigos, namorada, cachorros...! Entretanto, ficou a dúvida: será que não era melhor ter explorado melhor as outras opções?

Essas outras opções foram frutos de minhas atividades extracurriculares desenvolvidas ao longo do período universitário. Um consultor da área de Empreendedorismo havia me convidado para trabalhar em seu escritório. Um empreendedor de sucesso havia me chamado para integrar sua equipe sendo responsável pela área de Marketing de sua empresa. Enfim, outras oportunidades existiam, mas acabei optando pela multinacional francesa, que iria me garantir satisfação, estabilidade e excelentes benefícios!

Depois de cinco meses de estágio nessa prometida "super-empresa", percebi que nem tudo eram flores. Falta de estrutura organizacional interna, ausência de líderes exemplares e constantes mudanças sem explicações mostraram que a empresa dos sonhos não era tudo aquilo que aparentava ser. Foi nessa empresa que aprendi o lado “ruim” de ser estagiário, de não ter liberdade para exposição de opiniões e ser constantemente limitado por ações dos superiores. Enfim, foi uma experiência de extrema relevância para minha formação profissional, que nunca vou me esquecer.

Hoje em dia sei que a decisão que tomei de aceitar prontamente a oportunidade da empresa multinacional foi errônea. Na verdade, descobri um método excelente para tomada desse tipo de decisão nas aulas de Marketing: Segmentação.

Uma empresa pode identificar as bases de segmentação de seus clientes da seguinte maneira: separa-los por gênero, raça, idade, sexo. Enfim, existem inúmeras bases de segmentação, que podemos trazer para o mundo dos estagiários.

Por exemplo: você está disposto a mudar de cidade para realizar seu estágio? Você gostaria de trabalhar em uma empresa de grande, médio ou pequeno porte? Você gostaria de trabalhar em uma empresa de qual setor? (Com certeza você tem afinidade por alguma área específica ou setor. Por exemplo, gosto muito de carros e quero priorizar empresas da área automotiva).

Para que você possa definir a base de segmentação, é preciso que você realmente se conheça. Porém, essa é outra dificuldade encontrada pelos jovens da atualidade. Eu nunca havia parado para pensar na questão da importância do auto-conhecimento até ser selecionado para participar do Programa de Desenvolvimento de Jovens Talentos do Instituto CEO do Futuro (ICF).

O ICF (http://www.icf.org.br/) é uma organização sem fins lucrativos, que promove programas de coaching a jovens universitários. Diversas lições foram de extrema relevância para a minha formação, porém uma delas se destacou: a descoberta de sua Missão de Vida. Para que você vive? Qual a sua missão de vida? Assim como toda empresa, todo o ser humano deveria estabelecer sua missão e visão de vida, sustentada por seus valores. Para isso, é necessária uma profunda reflexão, sendo uma questão estratégica para o desenvolvimento de seu plano de vida, para 5, 10 e 15 anos.

Já com seu plano de vida em mãos, fica muito mais fácil tomar a decisão em relação a quais empresas possam ser interessantes pra estagiar. Procure fazer essa reflexão, descobrir seus valores e escolher as empresas utilizando as bases de segmentação mais adequadas para você.

Depois de cinco meses estagiando na multinacional dos sonhos, fiz essa reflexão pessoal para encontrar minha missão de vida. O susto: eu estava indo totalmente contra meus valores, era preciso uma grande mudança! Foi nesse momento que tomei a decisão de sair do estágio da multinacional.

No mês em que tomei a decisão de sair da multinacional, entrei em contato com um empreendedor de sucesso, um de meus contatos obtidos ao longo da universidade através de um evento que coordenei no ano de 2004. Fui convidado a estruturar o departamento de Marketing da empresa, um projeto desafiador e que estava totalmente alinhado com meu plano de vida. Foi a melhor decisão que tomei no ano de 2006!

A dica é: seja estratégico, faça escolhas ao invés de ser escolhido! Defina suas bases de segmentação e busque empresas que estejam alinhadas com seu plano de vida! Nunca mais me esqueci de uma frase que o Eduardo Bom Ângelo me disse nesse período de decisão: “As melhores escolhas são as que fazemos!”.

2 comentários:

Anônimo disse...

Obrigada por teu blog Marcelo! Uma óptima iniciativa e ajuda para os jovens de todo o mundo!
Li o artigo no jornal Mundo Universitário sobre o teu projecto e vim pesquisar, sendo eu finalista no presente ano. A leitura dos artigos fez-me bem ne vou voltar mais vezes!:)
Beijinho de Potugal e força com com os teus sonhos*

Bruno Magal Garletti disse...

Marcelo,
Meu veterano, achei o link do seu blog pelo ICF. Estou grad. em Eng. Ambiental na efei, se possível quero saber algo mais sobre o ICF e como ele te ajudou. E parabéns pelo blog, fantástico.

Magal
brunovggarletti@hotmail.com