domingo, 17 de fevereiro de 2008

Empreendedorismo Corporativo

A primeira vez que ouvi falar a respeito de Intra-Empreendedorismo (ou Empreendedorismo Corporativo) foi no ano de 2003, durante a palestra do Eduardo Bom Ângelo, atualmente o presidente da Brasilprev e grande intra-empreendedor do Brasil.

Lembro-me até hoje de sua palestra, que tratava a respeito das características dos empreendedores corporativos, sendo que o grande diferencial destes é a atitude empreendedora.
Alguns anos depois, acabei conhecendo outro expoente brasileiro na área de Empreendedorismo: Marcos Hashimoto. Conheci ele durante uma palestra também, por sinal muito prática e ilustrativa.

Na verdade, o empreendedor corporativo nada mais é que uma pessoa que se destaca na empresa devido a algumas características apresentadas no dia-a-dia, como a criatividade, disposição para correr riscos, inovação, enfim, são diversas as características que se resumem em atitude empreendedora.

Eu me recordo até hoje do exemplo de empreendedor corporativo citado pela Eduardo Bom Ângelo durante sua palestra. Tratava-se da copeira da empresa. Isso mesmo, uma simples copeira também pode ser uma intra-empreendedora! Ela se destacou na empresa, pois apesar da origem humilde, aprendeu a servir café durante as reuniões sendo discreta, e o mais impressionante: em vários idiomas! Ela aprendeu a dizer algumas palavras como “coffee”, “sugar”, “milk”, entre outras, o que impressionava bastante os sócios internacionais da empresa que Eduardo Bom Ângelo presidia.

Ainda, ela criou um website na intranet da empresa com diversas receitas de cafés, chás, comidas, bolos e doces, o que foi um sucesso dentro da empresa! Isso é um simples exemplo de atitude empreendedora, um exemplo de pessoa que vai além e não se limita às suas atividades diárias, sendo altamente competitiva no mercado de trabalho.

Sendo assim, durante meu período de estágio, comecei a analisar onde que eu poderia desenvolver meu lado empreendedor, de forma a me desenvolver e auxiliar a empresa.

Logo no início do estágio na multinacional francesa, percebi uma imensa dificuldade em entender todos os processos pelo qual eu seria responsável, a quem deveria me reportar, qual o funcionamento da empresa, enfim, diversos detalhes que fazem a diferença no dia-a-dia de qualquer funcionário.

Sendo assim, busquei desenvolver algum “sistema” ou “método” que fosse prático e simples, para que o próximo estagiário pudesse entender e não perder tanto tempo “costurando” informações. Dessa maneira, decidi que iria criar o “Manual do Estagiário”.

Nesse manual, eu registrava todos os processos, passo a passo, a importância deste para a organização, a quem deveria reportar os resultados, enfim, era um manual bem completo. Desenvolvi o manual ao longo dos cinco meses que estagiei na empresa, sendo que ao final do período ele contava com mais de 80 páginas, um verdadeiro livro!

Felizmente, tive a notícia de que o manual foi muito bem utilizado pelo estagiário que assumiu minha posição quando deixei a empresa, o que me deixou feliz e com a sensação de “missão cumprida” !

Essa foi somente uma das várias melhorias que detectei ao longo do período de estágio, e tenho certeza que diversos outros estagiários detectaram necessidades, porém preferiram “deixar como está” e não se preocupar.

Já na DryWash o empreendedorismo corporativo era presente no dia-a-dia, constantemente. Era preciso desenvolver planilhas, criar processos, resolver conflitos, fazer apresentações, ouvir vendedores, enfim, durante todo o dia era preciso muita habilidade para lidar com todas as atribuições da “área de Marketing” da empresa. Por isso, reforço mais uma vez: estagiar em empresas de pequeno e médio porte é muito mais proveitoso e tende a desenvolver muito mais os indivíduos que têm “sede” de aprender.

A dica é: Empreenda, tenha Atitude Empreendedora! Busque melhorar seu dia-a-dia, encontre oportunidades e, o mais importante: coloque suas idéias em prática! Não deixe o “conformismo” e “comodismo” tomarem conta de você, busque sempre se destacar de alguma maneira honesta, mostrando o seu potencial e diferencial!

Nenhum comentário: