quarta-feira, 23 de abril de 2008

Vida de Estagiário chega à Europa!

É isso mesmo – o Book-Blog Vida de Estagiário agora possuí diversos leitores Europeus, mais especificamente em Portugal!

Foi com grande satisfação que participei de uma entrevista durante essa semana para o portal e jornal Mundo Universitário (http://www.mundouniversitario.pt/), uma publicação voltada à universitários de Portugal.

Confiram a reportagem escrita pela jornalista portuguesa Raquel Ramos:

Às portas do futuro

EXAMES PAVOROSOS, AULAS ENTEDIANTES, PROFESSORES SINISTROS E RESSACAS VIOLENTAS SÃO TUDO AQUILO COM QUE TENCIONAS PREOCUPAR-TE NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS? QUANDO DERES POR TI, FALTAM TRÊS MESES PARA TERMINAR ESSA «VIDA DE SER ESTUDANTE» E AINDA NÃO CONSEGUISTE ACERTAR NOS NÚMEROS DA LOTARIA.

Raquel Ramos
rramos@mundouniversitario.pt

Ela é portuguesa. Ele é brasileiro. Ela está a acabar o mestrado. Ele está a trabalhar nos Estados Unidos. Isabel Pereira e Marcelo Rigobello são dois estranhos que têm em comum dois aspectos: a percepção de que os universitários podem e devem fazer mais do que estudar, e uma ferramenta poderosa – a internet – que suporta os seus projectos, StudentJobs (http://www.dem.uc.pt/studentjobs) e Vida de Estagiário (http://vidaestagiario.blogspot.com) , respectivamente.

Se o book-blog (um «livro [virtual] escrito por diversas pessoas, distribuído e compartilhado gratuitamente») do jovem de 24 anos é uma espécie de guia conselheiro inspirado na sua própria experiência enquanto estagiário, o site de Isabel funciona mais como uma bolsa de emprego para os estudantes da Universidade de Coimbra, apesar de também lhes facultar informações úteis para a estreia na vida activa. «O objectivo é empregar pessoas que ainda estão a estudar, mas também temos várias inscrições de recém-licenciados que estão dispostos a trabalhar em part-time para ganhar experiência e de pessoas que estão em estágios não remunerados», diz a estudante. O StudentJobs dirige-se ainda às empresas da zona centro interessadas em recrutar universitários, despertando sobretudo o interesse das que actuam na área da «venda directa ou telemarketing ».

O CAMINHO «NORMAL»
«Muitos universitários não se preocupavam com o futuro profissional até terminarem o curso, quando já era demasiado tarde», diz Marcelo, recordando os seus tempos de estudante de Administração na Universidade Federal de Itajubá. O mesmo percurso é considerado «normal» em Portugal, e a consequência é também semelhante: «muitos desses universitários demoraram um bom tempo para conseguir o primeiro emprego, muitas vezes devido à falta de experiência e habilidades que não desenvolveram na universidade.» Hoje a trabalhar na DHL Express, e depois de uma mão-cheia de estágios em várias empresas, Marcelo acredita que «as dicas apresentadas no book-blog são aplicáveis a estudantes e estagiários de todo o mundo. O desenvolvimento humano e o profissional são de suma importância num mercado de trabalho altamente competitivo e globalizado».

O EMPECILHO BOLONHÊS
A ideia para a criação do «StudentJobs», desenvolvido por Isabel como tese de mestrado, surgiu numa conversa com um professor sobre «a dificuldade em conciliar as aulas com o trabalho e o contacto com o mundo empresarial, porque os cursos da Universidade de Coimbra – aliás de quase todas as universidades – são muito teóricos». Dificuldade agravada pelo Processo de Bolonha, já que, embora a «importância da experiência profissional» seja reconhecida, a reforma «exige um trabalho bastante grande, os exames deixaram de existir em alguns casos ou só podem ser realizados mediante a apresentação de trabalhos». «É por isso que o StudentJobs gira à volta de part-times», remata.

Nenhum comentário: