sábado, 25 de julho de 2009

ONG visa orientar universitários de baixa renda de São Paulo na descoberta e aprimoramento de habilidades pessoais e profissionais


Estão abertas as inscrições para os interessados em integrar o programa de orientação e treinamento (coaching) do Instituto CEO do Futuro, que terá início em 12 de setembro de 2009. O programa, gratuito, é destinado a alunos do último ou penúltimo ano da faculdade, em qualquer área de atuação, que tenham interesse no desenvolvimento de competências e carreira. O prazo para inscrição é até o dia 15 de agosto e as vagas são limitadas. Informações pelo site www.icf.org,.br .

O Instituto CEO do Futuro é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 2001 por executivos, com a missão de contribuir para que jovens de baixa renda possam alcançar seu desenvolvimento por um programa que fortalece a atitude e o relacionamento pessoal e profissional. A entidade é constituída por um grupo multidisciplinar, formado por colaboradores de diferentes áreas dispostos a auxiliar jovens talentos a descobrir suas competências, que ainda devem ser desenvolvidas, e as ações necessárias, a fim de atingir a sua missão e objetivos pessoais.

A iniciativa do ICF, que está em sua décima primeira turma, já capacitou cerca de 360 jovens e está fundamentada em técnicas de coaching para o desenvolvimento das competências dos universitários selecionados, através de treinamentos em grupo. Também conta com palestras de CEO's e EXECUTIVOS, que trazem seu exemplo de perseverança, superação e medida certa para atingir o sucesso.

O treinamento é totalmente gratuito, composto por dez encontros aos sábados, das 9h às 13h, em São Paulo.

O programa está dividido em quatro etapas: a consciência (onde o participante toma ciência que tem uma imagem, muitas vezes diferente da que ele acredita que mostra ao mundo); o desejo (processo de definição do que sonha para a sua vida); o conhecimento (o universitário define um plano de ações estruturado, identificando os mediadores, os possíveis obstáculos e as alternativas que garantam o sucesso esperado); e a aplicação (quando ele parte para a execução, reavaliando e replanejando sempre que necessário).

As encontros abrangem temas como ferramentas de auto-conhecimento, orientação para desenvolvimento de projetos, tendências de carreira, mercado de trabalho atual, etiqueta empresarial, liderança, administração do tempo, prática de apresentações e finanças e planejamento pessoal.

Por ser um programa gratuito, o jovem retribuiu o conhecimento adquirido através do desenvolvimento e/ou participação, em equipe, de um projeto social de outras instituições. Divididos em grupos, eles elegem um líder e definem o tipo de projeto que irão desenvolver. O objetivo é mostrar aos jovens a importância da responsabilidade social, desenvolver a habilidade de trabalho em equipe e desenvolvimento de projetos (competências como planejamento e prioridades de ação), além do efeito multiplicador.

Para o pleno sucesso da iniciativa, o ICF convida executivos do mercado que queiram realizar trabalhos voluntários e compartilhar seus conhecimentos com jovens que iniciam a construção de suas carreiras, além de empresas interessadas em conhecer e contribuir com as ações do Instituto. Contatos pelo site http://www.icf.org.br/

ICF: Desenvolvendo de Jovens Talentos

Depoimento de Mario Arantes (Alumni)
Dentro de todos os benefícios que o ICF trouxe para mim, o maior de todos foi a injeção de confiança em mim mesmo, em um momento em que ela estava abalada. Mesmo com a crescente oferta de vagas de estágio e trainees, o contingente de jovens universitários é muito grande e isso torna muito alta a concorrência além de fazer com que grandes talentos passem despercebidos pelo mercado de trabalho. Foi o que aconteceu comigo, apesar de centenas de inscrições, eu não fui selecionado em nenhum programa o que acabou abalando a confiança que eu tinha em mim mesmo.

Uma das diversas ferramentas que o ICF apresenta ao Jovem Talento são os feedbacks e como interpretá-los. Utilizando essa ferramenta com as pessoas que me rodeiam, a pedido do ICF, percebi que antes do programa eu era considerado um desesperado por vagas, sem um foco bem definido, ou seja, me candidatava a qualquer coisa que chegava a minha vaga de e-mails. Um caso engraçado é que mesmo sendo vegetariano há anos, me inscrevi no processo seletivo de um dos maiores frigoríficos e matadouros da América Latina. Observando os feedbacks que recebi, pude perceber que estou muito mais centrado e focado naquilo que eu realmente defini para o meu futuro.

Antes de participar do programa, por necessidade eu comecei a planejar alternativas caso não fosse selecionado em nenhum programa de estágio, um deles foi à abertura de um negócio próprio, uma alternativa que passa despercebida por muitas pessoas neste estágio, mas que pelo alto nível de desafio, é altamente recompensadora. No inicio eu encarava essa alternativa como necessidade, acreditava que eu era “forçado” por razões financeiras a empreender por conta própria.

Logo após a elaboração de um plano de negócio e do inicio da implantação da empresa eu fui chamado para participar da 10º turma de Jovens Talentos do ICF, justamente nesse momento confuso, onde eu estava começando algo que apesar de acreditar no potencial, não era o que eu realmente queria estar fazendo, e também estava sem muita motivação para insistir nos processos de seleção das grandes empresas. Logo no segundo encontro, o ICF mostrou uma ferramenta simples, utilizada por empresas e que eu nunca havia imaginado utilizar na minha vida pessoal, a definição de nossa missão e de nossos valores, e foi exatamente nesse momento que eu percebi o quão importante este programa iria ser para minha vida pessoal e profissional, pois foi com estas ferramentas que eu tracei exatamente onde eu quero chegar, como eu irei chegar lá, e cheguei à conclusão que eu estava no caminho certo.

Hoje minha empresa (INSIGHT LIVROS) já esta operando com 300% de dedicação de seu fundador e dentro de alguns dias iremos inaugurar a ferramenta de e-commerce, que é projetada para ser o nosso principal canal de vendas.