sábado, 25 de julho de 2009

ICF: Desenvolvendo de Jovens Talentos

Depoimento de Mario Arantes (Alumni)
Dentro de todos os benefícios que o ICF trouxe para mim, o maior de todos foi a injeção de confiança em mim mesmo, em um momento em que ela estava abalada. Mesmo com a crescente oferta de vagas de estágio e trainees, o contingente de jovens universitários é muito grande e isso torna muito alta a concorrência além de fazer com que grandes talentos passem despercebidos pelo mercado de trabalho. Foi o que aconteceu comigo, apesar de centenas de inscrições, eu não fui selecionado em nenhum programa o que acabou abalando a confiança que eu tinha em mim mesmo.

Uma das diversas ferramentas que o ICF apresenta ao Jovem Talento são os feedbacks e como interpretá-los. Utilizando essa ferramenta com as pessoas que me rodeiam, a pedido do ICF, percebi que antes do programa eu era considerado um desesperado por vagas, sem um foco bem definido, ou seja, me candidatava a qualquer coisa que chegava a minha vaga de e-mails. Um caso engraçado é que mesmo sendo vegetariano há anos, me inscrevi no processo seletivo de um dos maiores frigoríficos e matadouros da América Latina. Observando os feedbacks que recebi, pude perceber que estou muito mais centrado e focado naquilo que eu realmente defini para o meu futuro.

Antes de participar do programa, por necessidade eu comecei a planejar alternativas caso não fosse selecionado em nenhum programa de estágio, um deles foi à abertura de um negócio próprio, uma alternativa que passa despercebida por muitas pessoas neste estágio, mas que pelo alto nível de desafio, é altamente recompensadora. No inicio eu encarava essa alternativa como necessidade, acreditava que eu era “forçado” por razões financeiras a empreender por conta própria.

Logo após a elaboração de um plano de negócio e do inicio da implantação da empresa eu fui chamado para participar da 10º turma de Jovens Talentos do ICF, justamente nesse momento confuso, onde eu estava começando algo que apesar de acreditar no potencial, não era o que eu realmente queria estar fazendo, e também estava sem muita motivação para insistir nos processos de seleção das grandes empresas. Logo no segundo encontro, o ICF mostrou uma ferramenta simples, utilizada por empresas e que eu nunca havia imaginado utilizar na minha vida pessoal, a definição de nossa missão e de nossos valores, e foi exatamente nesse momento que eu percebi o quão importante este programa iria ser para minha vida pessoal e profissional, pois foi com estas ferramentas que eu tracei exatamente onde eu quero chegar, como eu irei chegar lá, e cheguei à conclusão que eu estava no caminho certo.

Hoje minha empresa (INSIGHT LIVROS) já esta operando com 300% de dedicação de seu fundador e dentro de alguns dias iremos inaugurar a ferramenta de e-commerce, que é projetada para ser o nosso principal canal de vendas.

Nenhum comentário: