quarta-feira, 23 de abril de 2008

Dicas para seu currículo!

A Importância do Currículo no Processo de Seleção para Estágios

Assim como qualquer atividade, projeto ou empresa que você empreenda o foco nas necessidades do cliente é fundamental para o sucesso. O que um recrutador esta esperando ao receber um currículo de um candidato? Qual é a necessidade desse “cliente” ao qual você esta querendo vender-se como candidato ideal para estagiar nessa empresa?

Um recrutador normalmente recebe uma quantidade imensa de currículos para uma única oportunidade de estágio. Ele deve pré-selecionar um número limitado de candidatos para seguir no processo sem ao menos ver ou conversar com a pessoa, somente avaliando o currículo.

Nesse momento, o que o recrutador está buscando é que o candidato que tenha qualificações, experiências, habilidades, estudos e interesses relacionados com os requisitos da vaga. Portanto, se o currículo foi especificamente escrito para essa vaga, as suas chances de ser notado aumentam significativamente. É importante usar a mesma linguagem dos requerimentos e ser inteligente no momento de decidir o que escrever e como descrever suas experiências anteriores.

É essencial que o currículo seja claro e estruturado de uma maneira profissional. A linguagem dever ser direta, objetiva e prover as informações relevantes para o recrutador. Se por acaso você participou do congresso “Produtores de Leite do Vale do Aço” e esta buscando um estágio em Programação avalie bem se isso vai contar a favor o contra o seu objetivo. É muito fácil identificar quem esta querendo impressionar e quem esta querendo somente estender o currículo para parecer mais experiente. A história de que um currículo de mais de duas páginas é automaticamente descartado não é uma lenda.

Os tópicos padrões de um currículo, na minha opinião, seriam informações pessoais, objetivo, educação, experiência profissional, habilidades (línguas, software e outras) e outras experiências relevantes (congressos, seminários, atividades voluntárias). Tudo isso formatado de uma maneira que o recrutador possa encontrar a informação facilmente. Depois de ler 100 currículos o recrutador não quer perder tempo de reler um documento para buscar as informações relevantes só por que o candidato inventou uma forma “criativa” de organizar o currículo. Um currículo e bem diferente de um folheto de propaganda.

Outro tema polêmico e se colocar foto ou não. Somente como referência, aqui nos Estados Unidos é ilegal que o empregador exija foto dos candidatos. Mesmo que inconsciente a foto cria um preconceito, positivo ou negativo, do recrutador para com o candidato. Por mais que uma pessoa seja treinada a não julgar pela aparência isso é algo inato, querendo ou não você forma uma opinião previa que na maioria das vezes não é verdadeira. Minha sugestão e não arriscar e não colocar foto no currículo.

Mesmo que sejam elementos básicos é sempre importante mencionar que erros de ortografia e erros gramaticais são imperdoáveis. As informações pessoais devem ser completas e atualizadas, lembre-se de colocar diferentes opções para que o recrutador possa te contatar a qualquer momento. O que acontece se você perder o celular, a única opção de contato que está no seu currículo?

Para cada experiência profissional é importante descrever as atividades desempenhadas e responsabilidades assumidas de maneira simplificada, clara, direta e de preferência em tópicos. Se por acaso você esta buscando sua primeira experiência profissional uma boa estratégia seria colocar áreas de interesse e objetivos de aprendizado.

Lembre-se: um processo de seleção não define quem é melhor ou pior profissional, mas sim quem é o candidato mais adequado, num especifico momento, para assumir uma certa responsabilidade.

Marcelo Augusto Santos da Costa
Coordenador de Estágios da DHL Estados Unidos
Atualmente coordena três programas de estágios da DHL Estados Unidos com estudantes das universidades locais, estudantes de MBA e um programa especifico com estagiários da nossa empresa matriz, que é baseada na Alemanha. Coordena também o programa de Estágios Profissionais em parceria com a AIESEC (www.aiesec.org) para a DHL na região das Américas.

Vida de Estagiário chega à Europa!

É isso mesmo – o Book-Blog Vida de Estagiário agora possuí diversos leitores Europeus, mais especificamente em Portugal!

Foi com grande satisfação que participei de uma entrevista durante essa semana para o portal e jornal Mundo Universitário (http://www.mundouniversitario.pt/), uma publicação voltada à universitários de Portugal.

Confiram a reportagem escrita pela jornalista portuguesa Raquel Ramos:

Às portas do futuro

EXAMES PAVOROSOS, AULAS ENTEDIANTES, PROFESSORES SINISTROS E RESSACAS VIOLENTAS SÃO TUDO AQUILO COM QUE TENCIONAS PREOCUPAR-TE NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS? QUANDO DERES POR TI, FALTAM TRÊS MESES PARA TERMINAR ESSA «VIDA DE SER ESTUDANTE» E AINDA NÃO CONSEGUISTE ACERTAR NOS NÚMEROS DA LOTARIA.

Raquel Ramos
rramos@mundouniversitario.pt

Ela é portuguesa. Ele é brasileiro. Ela está a acabar o mestrado. Ele está a trabalhar nos Estados Unidos. Isabel Pereira e Marcelo Rigobello são dois estranhos que têm em comum dois aspectos: a percepção de que os universitários podem e devem fazer mais do que estudar, e uma ferramenta poderosa – a internet – que suporta os seus projectos, StudentJobs (http://www.dem.uc.pt/studentjobs) e Vida de Estagiário (http://vidaestagiario.blogspot.com) , respectivamente.

Se o book-blog (um «livro [virtual] escrito por diversas pessoas, distribuído e compartilhado gratuitamente») do jovem de 24 anos é uma espécie de guia conselheiro inspirado na sua própria experiência enquanto estagiário, o site de Isabel funciona mais como uma bolsa de emprego para os estudantes da Universidade de Coimbra, apesar de também lhes facultar informações úteis para a estreia na vida activa. «O objectivo é empregar pessoas que ainda estão a estudar, mas também temos várias inscrições de recém-licenciados que estão dispostos a trabalhar em part-time para ganhar experiência e de pessoas que estão em estágios não remunerados», diz a estudante. O StudentJobs dirige-se ainda às empresas da zona centro interessadas em recrutar universitários, despertando sobretudo o interesse das que actuam na área da «venda directa ou telemarketing ».

O CAMINHO «NORMAL»
«Muitos universitários não se preocupavam com o futuro profissional até terminarem o curso, quando já era demasiado tarde», diz Marcelo, recordando os seus tempos de estudante de Administração na Universidade Federal de Itajubá. O mesmo percurso é considerado «normal» em Portugal, e a consequência é também semelhante: «muitos desses universitários demoraram um bom tempo para conseguir o primeiro emprego, muitas vezes devido à falta de experiência e habilidades que não desenvolveram na universidade.» Hoje a trabalhar na DHL Express, e depois de uma mão-cheia de estágios em várias empresas, Marcelo acredita que «as dicas apresentadas no book-blog são aplicáveis a estudantes e estagiários de todo o mundo. O desenvolvimento humano e o profissional são de suma importância num mercado de trabalho altamente competitivo e globalizado».

O EMPECILHO BOLONHÊS
A ideia para a criação do «StudentJobs», desenvolvido por Isabel como tese de mestrado, surgiu numa conversa com um professor sobre «a dificuldade em conciliar as aulas com o trabalho e o contacto com o mundo empresarial, porque os cursos da Universidade de Coimbra – aliás de quase todas as universidades – são muito teóricos». Dificuldade agravada pelo Processo de Bolonha, já que, embora a «importância da experiência profissional» seja reconhecida, a reforma «exige um trabalho bastante grande, os exames deixaram de existir em alguns casos ou só podem ser realizados mediante a apresentação de trabalhos». «É por isso que o StudentJobs gira à volta de part-times», remata.