terça-feira, 6 de maio de 2008

“Redes de talento”, como aumentar as suas chances no Mercado de trabalho do futuro.

Quando você pensa em alguém procurando emprego, qual é a primeira imagem que vem à sua cabeça? Para a maioria das pessoas a imagem que vem à cabeça é aquela cena da pessoa sentada na mesa com uma pilha de jornais e uma caneta circulando as vagas que parecem mais interessantes.

Se você pensa que é assim que você vai ser contratado, infelizmente eu tenho más notícias. Os recrutadores de hoje em dia estão completamente sobrecarregados. Na DHL dos EUA, por exemplo, temos em torno de 20 recrutadores e 250.000 pessoas se candidatando todo o ano só pelo website. Nesse cenário, encontrar o candidato ideal para uma vaga específica (mesmo com a ajuda dos mais avançados sistemas) é como procurar uma agulha em um palheiro.

O recrutador hoje em dia tem três grandes desafios:

- O primeiro é o de aumentar a qualidade dos candidatos, encontrando e envolvendo potenciais talentos que atualmente a empresa não tem acesso.

- O segundo desafio é diminuir o tempo de contratação desenvolvendo um “pipeline” de candidatos pré-qualificados para estar à frente da demanda.

- O último desafio é diminuir o custo da contratação, eliminando etapas desnecessárias e buscando formas alternativas e mais baratas de ter acesso aos melhores talentos.

A empresa que quer se diferenciar na atual guerra por talentos ja não pode mais depender simplesmente do seu website e de “job boards” genéricos. É preciso criar um fluxo constante de possíveis candidatos, disponíveis e que se identifiquem com a empresa. É preciso criar redes de talentos.

As redes de talentos são formadas por candidatos das mais diversas fontes mas as mais comuns nos EUA são programas de indicação por empregados, “social networking” e portais de talento das empresas..

Em uma pesquisa recente* foi perguntado a diversos gerentes qual era a fonte de talentos que trazia os melhores resultados. 88% dos entrevistados mencionou a indicação de funcionários como uma das melhores fontes de talentos. A grande maioria das grandes empresas nos EUA possui algum tipo de programa de referência que inclui não somente uma plataforma que facilita a indicação por parte do funcionário mas também algum tipo de programa de recompensas para aqueles funcionários que indicarem com sucesso alguém para uma vaga. A importância desses programas é tão grande que várias empresas estão reduzindo os investimentos em recrutamento externo em prol de programas como esse.

Essa mesma pesquisa indicou como segunda melhor fonte de talento o website da empresa. Os websites ou portais das empresas se tornaram a mais importante fonte de talentos para as empresas e ja não basta mais simplesmente criar um banco de dados ou disponibilizar “online” as vagas da empresa. O grande desafio é ter acesso ao talento que não está procurando emprego, adicionar ao seu “pipeline” aquela pessoa que atualmente trabalha em outro lugar mas que teria interesse de trabalhar na sua empresa. Para isso muitas empresas nos EUA oferecem ao visitante a oportunidade de se cadastrar em sua rede de talentos oferencendo uma série de vantagens independentemente da necessidade de emprego.

Por fim, a mais nova fonte de talentos, e talvez uma das mais discutidas atualmente, são as redes sociais. Sites como Facebook e LinkedIn hoje são importantes fontes de talentos. A mesma pesquisa mencionada anteriormente indicou que 31% dos gerentes mencionou algum tipo de rede social como uma das melhores fontes de talento. O acesso aos candidatos em rede sociais acontece de duas formas distintas. A primeira é atraves da criação de redes de talentos dentro dos próprios sites. Essas redes de talentos das empresas funcionam como os outros tipos de comunidades disponíveis nesses sites, atraindo possíveis talentos que se identifiquem com a empresa (GE e Nike por exemplo já possuem mais de 5000 contatos em suas comunidades no site Facebook). A segunda forma de acesso as redes sociais é através de empresas que intermediam o processo. Empresas como a Jobster nos EUA oferecem a oportunidade de acesso aos perfis de usuarios em vários sites (LinkedIn, Facebook, Myspace) sem que o recrutador tenha que sequer fazer parte desses mesmos sites, tudo no portal da própria empresa de forma acessível e fácil.

Essas três novas fontes de talentos mencionadas são apenas exemplos de como o paradigma de recrutamento nas empresas está mudando. Para ter acesso as melhores oportunidades nas melhores empresas ja não é possível mais esperar estar desempregado para procurar emprego. Na verdade a maioria dos americanos visita “job boards” regularmente mesmo estando empregados e satisfeitos com o atual trabalho.

Os tempos onde circular anúncios no jornal era o suficiente estão contados. Na mesma pesquisa já citada apenas 5% dos gerentes indicaram candidatos oriundos de anúncios de jornal como uma das melhore fontes de talentos. Nesse novo paradigma é necessario fazer parte de redes de talentos sejam elas formadas por referências de empregados, redes sociais, website das empresas ou outras fontes.

A dica para fazer parte de redes de talentos relacionadas a referência de empregados é estar sempre aberto ao networking. Se você gostaria de trabalhar na empresa X tente conhecer funcionários daquela empresa, visitar eventos onde pessoas dessa empresa estejam presente, se apresentar. Ganhar a confiança de um atual funcionário é o caminho mais curto para a seleção.

A segunda dica é se inscrever e manter sempre atualizado o seu currículo no site das empresas que te interessam, mesmo que atualmente você esteja empregado e feliz no seu atual emprego. Demonstrar interesse e estar disponível pode fazer toda a diferença se amanha você pedir demissão ou por algum motivo for demitido.

Por fim, mantenha as suas informações atualizadas nas redes sociais, principalmente as relacionadas a negócios e carreiras. O site LinkedIn é a primeira coisa que um recrutador procura quando quer ter referências de um candidato. Se estiver muito interessado em uma empresa específica descubra se ela tem algum tipo de rede social na internet e por último tente evitar colocar informações no seu perfil que possa ser comprometedora. As empreas tem acesso a essas informações e aquele comentario do seu amigo pode pegar muito mal se um recrutador acessar o seu perfil no Orkut.

Elias Nehme Albino
Gerente de “eRecruitment”, DHL Estados Unidos
Gerencia o sistema e processos de “eRecruitment” (recrutamento eletrônico) na DHL dos EUA. Coordena o sistema de recrutamento (com mais de 250.000 candidatos por ano) bem como a gestão de parceiros e iniciativas inovadoras para a atração de talentos.

* Direct Employers Association Recruiting Trends Survey, Feb 2006

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá:
Achei este site sobre 'estagiários' super interessante, além de útil também!
Caso o Elias Albino leia esta mensagem: Caro Elias, fui seu colega no curso Wizard (inglês), em POA. Não deves lembrar de mim, mas eu lembro de ti! Aliás, achei este site quando digitei seu nome (sim, ótima memória - risos!). E que bom que tens um bom emprego...Sucesso, e até mais!
Rodrigo Rosa.